Marketing pessoal: por que se tornou tão importante?

A maneira com que as pessoas que compõem o mercado de trabalho passaram a serem avaliadas, é completamente diferente do que se pregava até então. Ou seja, se antes o bom candidato era aquele com um currículo invejável, hoje é necessário um pouco mais do que isso.

Foi-se o tempo em que avaliava-se apenas as competências profissionais e habilidades trabalhistas exercidas por determinado candidato. Atualmente, para destacar-se entre os demais e alcançar os melhores cargos, é preciso um pouco mais de domínio da área e habilidades, é necessário trabalhar também a sua postura e apresentação.

Este cuidado e aperfeiçoamento da sua postura e apresentação, é o que podemos chamar de marketing pessoal. Não sabe o que é o famoso marketing pessoal e quer conhecer melhor?
Continue lendo o post para conhecer um pouquinho do que se trata!

Conhecendo o Marketing Pessoal

A definição do que é Marketing Pessoal, baseia-se na ideia de um conjunto de estratégias e/ou ações praticadas de maneira calculada, a fim de promover a imagem de um determinado indivíduo.

Deste modo, o marketing digital tem por finalidade agregar valor e qualidade a imagem pessoal de um determinado indivíduo, no entanto, todas as ações para promover a imagem positivamente, são feitas de modo sutil e planejada, destacando-o dos demais concorrentes.

Sendo assim, é possível estabelecer um paralelo entre o marketing que as grandes empresas utilizam para promover sua marca, produtos ou serviços, uma vez que no marketing pessoal você também irá promover uma marca ou produto, sendo estes: sua imagem pessoal.

É necessário aplicá-lo?

A pessoa que busca crescer e alcançar grandes cargos em sua carreira, é fundamental que faça uso do marketing pessoal, pois o mesmo fará com que as pessoas lembrem e tenham uma imagem positiva de suas qualidades pessoais e habilidades de trabalho.

Trabalhando seu marketing pessoal você irá promover e demonstrar não só apenas suas competências de trabalho, como também sua postura, vocabulário, empatia, criatividade em resolver problemas, entre outros fatores.

Além de tudo o que pode ser proporcionado em apenas uma apresentação sua, você terá a oportunidade de estabelecer contatos mais sólidos, bem como trabalhar um network eficaz.

2 Dicas para iniciar a praticar o Marketing Pessoal

Pode parecer difícil e até mesmo complicado iniciar a prática de um bom marketing pessoal, no entanto, é muito mais simples do que se imagina. Acompanhe estas duas dicas incríveis para começar sua prática!

1 – Cuide do seu cartão de visitas

O seu cartão de visitas, é você mesmo. Portanto, é de sua importância que você reserve um tempo para visualizar sua aparência e como ela impacta no mercado de trabalho. Ainda se preza muito a aparência que um candidato apresenta e isso pode ser um diferencial positivo para você.

Tenha em mente que cada ambiente de trabalho requer uma vestimenta adequada para o que irá exercer. Assim, caso solicitem uma vestimenta de caráter social, cumpra o que pediram. Não é preciso exagerar, mas sim equilibrar.

Não são necessárias horas de produção ou investimentos grandiosos para manter-se bem apresentável. Apenas um cuidado a mais com você e tudo já será diferente.

Atente-se em manter os cabelos bem cuidados; as unhas sempre em ordem (para homens cortadas, para mulheres apenas uma lixa já está de bom tamanho); não deixar a barba por fazer; a cara que demonstre cansaço e remelas não devem acompanhar seu dia; entre outros pequenos cuidados que já fazem a diferença.

2 – Cuide de sua fala

A maneira com que um indivíduo fala, pode impactar em seu marketing pessoal, ou seja, se possui vícios de linguagem, gírias, se é adequado ao meio que se está inserido, entonação, entre demais fatores nesta linha.

Não é necessário utilizar um vocabulário extremamente formal, com termos rebuscados, palavras difíceis de compreender… É preciso compreender quem é seu receptor, para adequar a fala nesta comunicação.

Cada situação requer uma linguagem diferente, sendo assim, analise o meio em que você está inserido, bem como evitar gírias e falas coloquiais no ambiente de trabalho. Valorize sua fala.

Colaboração: Oficinas do Bem

Marketing pessoal: por que se tornou tão importante?
5 (100%) 2 votes

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!