Como criar um blog profissional no WordPress

Como criar um blog profissional no WordPress totalmente do zero mesmo sem ser um gênio em programação. E isso que iremos mostrar em um passo a passo.

Para se criar um blog profissional iremos ter um pequeno custo com uma hospedagem e um domínio profissional que será seu não sendo possível ser registrado por outra pessoa.

Vamos a um passo a passo para a criação de um blog profissional;

Domínio e hospedagem  –  O primeiro passo na criação de um blog profissional e escolher uma boa hospedagem e um domínio proprio com extensão .com ou .com.br que são os melhores na minha opinião,gosto também do .net , então faça isso com a Hostgator (recomendado) onde poderá registrar seu domínio e contratar a hospedagem o que ja facilita, faça isso nesse link .

Instalar o WordPress – Depois que adquirir sua hospedagem e domínio em 24 horas aproximadamente recebera um email com as informações técnicas para acessar o c panel .

Acessando seu c panel va em software e serviços clique em QuickInstal, escolha WordPress e instale o seguindo as orientações não terá dificuldades com isso.

Curso completo em WordPress.

Depois de feito isso receberá um e mail com as informações para acessar seu WordPress e criar seu blog profissional.

instalar wordpress

     Criando seu blog profissional

Depois de instalado o WordPress e hora de começar montar seu blog profissional contando com toda estrutura que esta plataforma oferece.

wordpress

No painel do WordPress encontramos tudo que precisamos para começarmos a criação de um blog , veja um passo a passo para  criarmos.
Templates 

 Vá em aparência e escolha um tema para seu blog dentre milhares disponíveis gratuitamente dentro do diretório que o WordPress oferece, caso prefira poderá comprar temas profissionais de acordo com seu gosto. Poderá encontrar esses temas pagos nesse site.

Crie as paginas

Depois de escolhido o tema que será a cara do blog criaremos as paginas que ficará no menu, onde as principais são um formulário de contato, uma sobre nos, que diz sobre o seu projeto e um termo de privacidade que é muito importante cabendo ao profissional que está criando o blog fazer outras paginas que ache necessário.  

Criando conteúdo

 Clique em posts ,adicionar novo e escreva o seu artigo que é o ponto forte de um blog profissional, pois um bom conteúdo e a chave do sucesso para um blog profissional.

Instale plugíns

 O WordPress oferece essa ferramenta que ajuda tornar  seu blog cada vez mais profissional. Existe plugíns para tudo que imaginar, clique em plugin, adicionar novo e instale e ative os os melhores e necessários para seu projeto.

Widgets

 Através dos widgets podemos podemos colocar extensões em uma sidebar do blog, como textos ,codigos HTML, como uma pagina de fãs do Facebook, um banner dentre várias outras coisas uteis.

Crie categorias

Click em posts na barra do WordPress ,aparecerá a opção categorias click nela e crie as categorias relacionadas ao assunto do blog, crie todas que usará em seu projeto.

Adicione imagens

Crie uma biblioteca de imagens que usará com o tempo,existem vários sites que fornecem imagens gratuitas para esse fim sem perigo de direitos autorais.

   Porque criar um blog profissional

Vimos acima como criar um blog profissional , mas qual a importância de um blog? Ter um blog e importante por ser uma fonte de tráfego gratuito e constante, posicionando te como uma autoridade sendo a central de sua estrategia.

As vantagens de se ter um um blog profissional são incalculáveis ,vou citar algumas aqui.

  • O blog e seu de sua propriedade:
  • As pessoas vão passar a prestar atenção em você;
  • Poderá ganhar dinheiro com ele;
  • Presença online 24 horas por dia, 7 dias por semana:
  • Desenvolve novas habilidades :
  • Pode se dividir opiniões e conhecer novas pessoas;
  • Controle total de seu conteudo;
  • Dentre outras vantagens.

    Cursos recomendados para aprender criar um blog profissional

Se pretendes ser um profissional nessa área e recomendável que estude bastante como em todas outras áreas, pois o sucesso vira com o conhecimento que adquirimos ao longo do tempo, pensando nisso indicaremos um curso completo para esse fim que e o curso do Alex Vargas , o Formula negocio online o curso que mostra passo a passo como ter um negocio online na internet.

Uma outra forma e participar do Clube do marketing digital do Gustavo Freitas , onde pagamos uma assinatura mensal e temos vários cursos incluídos para estudarmos.

Curso completo em WordPress.

Como criar um blog profissional no WordPress
4.9 (97.5%) 8 votes

Decio Santos

Meu nome e Decio Santos, moro atualmente em São Paulo sou um estudante assíduo sobre assuntos relacionados a blogs. Procuro compartilhar experiências adquiridas através do Fazer um blog.

Website: http://fazerumbloghoje.com.br/

7 Comentários

  1. pedro

    Excelente artigo pretendo fazer um blog em breve e com certeza vou seguir dicas aqui inscritas.

  2. Eu ja estava procurando a muito tempo por informações como essa. Parabens pelo site e por seu conteúdo que achei muito relevante. Obrigado

  3. Marco Antonio Cunha

    Boa tarde, eu hospedei meu blog com a Hostinger gratuitamente e já achava bom, depois comprei um dos planos e melhorou muito minhas necessidades. Estou criando um site profissional e adorei seu artigo.

  4. Muito legal, o wordpress é sem dúvidas a melhor plataforma para criação de sites, na minha opinião! Obrigado pelo conteúdo! Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *